Há vinte anos conheço a dependência química através do trabalho em clínica de recuperação e há 17 anos trabalho direto no apoio de famílias que tem parentes fazendo o uso de drogas, e vejo o como é difícil e chega a ser desesperador para família lidar com essa situação.
E como ajudar o meu filho a buscar ajuda?
Uma questão que atormenta e preocupa a todas as famílias que tem seu filho (a) dependente de drogas.
E quero voltar a dizer sobre as mudanças, se a família faz pequenas mudanças e aos poucos estarão tendo grandes mudanças e que essas sejam consistentes, dessa maneira gerando o movimento no dependente que está dentro da minha família.
Ressalto ainda que, a família não é responsável pela mudança do parente usuário de drogas, e sim pela própria mudança e que com certeza provoca a mudança do comportamento e da postura do usuário.
Se a família está deixando que a vida dela esteja em torno do filho que usa drogas, se o pai e mãe não conseguem dar atenção a outros filhos, não se consegue resolver questões do dia a dia, que muitas das vezes são simples, não conseguem descansar porque o filho saiu e não sabe que hora ele volta.
Tudo isso é sinal que a família não está na posição correta da situação.
Os pais tem direito de descansarem, tem direito a um sono tranquilo, uma casa em paz, tem direito que ter o seu espaço, e de respirar.
E muitas vezes os pais se esquecem disso, e começam somente a viver em prol do filho dependente de drogas e esquecem-se de tudo e de todos e até mesmo dos outros filhos.
Não quer dizer que os pais coloquem os seus filhos para fora de casa, mas que os filhos devem respeitar e seguir as regras e os limites que a casa dos pais tem, e se ele não quiser aceitar ele terá que buscar alternativa.
E certamente com o uso de drogas constante o seu filho irá chegar ao fundo do poço, e vai pedir ajuda, mas os pais devem estar preparados e ser cuidadosos para poderem ajudar, senão estão no mesmo fundo do poço do filho.
Convido as famílias a pensar sobre quais mudanças podem ser adotadas em suas casas, quais mudanças podem se treinadas e lembrando, nenhuma mudança maior deve acontecer de uma única vez, deve ser aplicada de maneira pequena até se tornar maior e além do mais não se pode fazer nenhuma mudança que não seja duradoura, pois não adianta mudar e não manter.
Façam perguntas, tire suas dúvidas, terei imenso prazer em respondê-las.
André Nunes